segunda-feira, 4 de junho de 2012

Queen Elizabeth II Coronation Dress


Nos últimos dias está acontecendo em Londres as comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II! A Rainha comemora 60 anos no poder, e é a segunda monarca britânica a realizar esse feito, alcançado primeiramente pela Rainha Victoria. 

Para entrar no clima das comemorações, resolvi relembrar do vestido que a Rainha usou no dia de sua coroação, em 1953 (pra você não pensar que as datas estão erradas, ela tomou posse do trono em 1952, mas só foi coroada em 1953). O vestido foi criado pelo designer Norman Hartnell, que já havia criado o vestido de casamento dela anos antes.

O vestido em si é bem simples, feito de cetim branco, mangas curtas, cintura marcada bem 50's, mas o que torna ele especial é todo o trabalho do bordado e os simbolismos que há nele. Todos os países que faziam parte da Comunidade das Nações na época foi representado: a rosa Tudor, representava a Inglaterra, o trevo representava a Irlanda, a acácia representava a Austrália, a folha de bordo era pelo Canadá, a samambaia pela Nova Zelândia, a protea representando a África do Sul, a flor de lótus pela India e Ceylon e, finalmente, o algodão, trigo e juta representando o Paquistão. Tudo isso, feito de pérolas e cristais, em um vestido só!













As jóias utilizadas pela Rainha, o colar e os brincos de diamantes, foram feitos em 1858 pela Rainha Victoria(!), e foi também usado pelas rainhas Alexandra, Mary e Elizabeth (Rainha-Mãe) no dia de suas coroações. O diadema usado pela Rainha antes no caminho do palácio até a Abadia de Westminster, foi feita em 1020 para a coroação do Rei George IV, e tem 1,333 diamantes e 169 pérolas. É muita riqueza e glamour real!

Ps: Perdoe se traduzi o nome de alguma planta errado, mas é que algumas delas tinham vários nomes e, como não entendo de planta, botei o que eu achei que fosse.

;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário