quinta-feira, 14 de março de 2013

Oz: The Great and Powerful

Olá! Ontem fui ao cinema cas amigas assistir Oz: The Great and Powerful e ao ver os figurinos, eu sabia que tinha que fazer um post sobre eles. O filme fala basicamente e como um mágico mequetrefe do início de século XX, Oscar, ou Oz como é conhecido no show biss, foi parar no mundo de Oz (é, o mesmo nome dele), e como ele se tornou O Mágico de Oz que todos amamos e conhecemos. No filme há muitos personagens e, consequentemente muitos figurinos, mas vou me ater aos figurinos do quarteto principal: Oz, e as bruxas Theodora, Evanora e Glinda. Os figurinos foram criados por Gary Jones.



 Oscar (Oz)

O personagem Oscar é interpretado (não tão ruim como eu esperei que fosse) pelo ator James Franco. Ele é uma mágico de circo charlatão do início de século XX e, foi daí que Jones tirou a inspiração para criar as vestimentas para o personagem. Ele pesquisou fotos antigas, especialmente as relacionadas ao circo até chegar ao conceito do figurino desenvolvido. Os figurinos do Oscar são praticamente os mesmos, e eu só consegui perceber duas mudanças. O primeiro é esse conjunto escuro de calça risca de giz, colete e casaca, cartola, gravata e a blusa branca. No segundo figurino a única mudança aparente é o colete de tecido verde e com textura de listras, e a tira ao redor da cartola de mesmo tecido, e é usado no final do filme.







                                                 







Theodora

Theodora é representada pela atriz Mila Kunis, e é a primeira habitante de Oz que Oscar conhece. Ela se intitula uma bruxa boa e o ajudar a chegar a Emerald City. O primeiro figurino usado por ela é uma vestimenta no estilo de roupas de montaria, calça de couro justas e de coes alto, botas, blusa branca, casaca de veludo vermelha e um chapéu enorme de veludo vermelho (depois desse filme eu preciso possuir alguma coisa em veludo vermelho) que, segundo o figurinista, foi inspirado nos chapéus mirabolantes usados no início do século XX. Algumas referencias a períodos históricos vão ser encontrados nos figurinos das bruxas, apesar dos mesmos não seguirem nenhum período específico. O segundo figurino é um vestido de baile com corpete, saia com desenhos geométricos, e um casaco vermelho.








 Evanora

A personagem Evanora, que é interpretada pela atriz Rachel Weiz (<3), é a irmã mais velha da Theodora e a bruxa que meio que controla Emerald City desde que o antigo rei morreu. Para seus figurinos, a inspiração tomada foi a da própria Emerald City, tanto pela cor, quanto pelo estilo Art Decó. Além disso, a personagem deveria passar um glamour de diva vilã old-school dos anos 30 e 40, e um quê de militarismo, logo que ela que controlava a cidade e seu poder militar. Inicialmente, Evanora aparece com um vestido verde e preto, todo bordado e lindo, com aplicações de penas na gola e nos ombros (meu figurino favorito), fazendo com que ela seja uma parte de Emerald City. Ao decorrer do filme, ela troca do vestido verde, por um extremamente parecido (senão igual), só que preto e bota um capa esvoaçante presa nas ombreiras. Amei esse colar bapho com essa esmeralda, e a head-piece com essas penas saltando. Detalhe: A nail-art da Evanora é muito linda! Não tá pra ver tão bem na imagem, mas é feita de modo que as unhas pareçam garras! Já quero pra mim!










Glinda

Glinda, nesse filme interpretada pela atriz Michelle Williams , como todo mundo que conhece O Mágico de Oz sabe, é a bruxinha boa, e toda essa bondade pode ser vista logo de cara através dos seus figurinos, que vêm em tons de branco, dourado/prata e rosa. Glinda tem três trocas de figurinos, o primeiro é um vestido branco esvoaçante, com decote em "v, forro trabalhado e mangas estruturadas com um babadinho. O segundo é o look de batalha e lembra o primeiro, mas tem agora a divisão entre saia e corpete, e aplicação de penas nos ombros e no busto. As mangas longas são mais brilhantes e dão ideia de armadura. O terceiro figurino é o do "vai ficar tudo bem", quando o filme já tá quase acabando. Ele também é branco, tem o corpete dourado, mas bem clarinho, penas nos ombros e busto, saias volumosas e assimétricas forradas de rosa, e é todo lindo, bordado de pérolas e cristais nas mangas e na saia também. 














Wicked Witch

Não falar nada sobre a Wicked Witch, porque não quero dar spoilers! O figurino da bruxa má é uma nova versão do do filme de 39. A bruxa continua verde, vestida de preto, chapéu pontudo e vassoura, mas ela ficou mais feminina, moderna e sexy. Amei os detalhes de textura na saia e no tecido da calça e mangas longas.











Lendo uma entrevista com o figurinista, achei interessantíssimo ele mencionar que todos os figurinos, especialmente os das bruxas, que voam muito durante o filme, são todos adaptados para serem usados com aqueles cabos presos ao corpo pra fazer as cenas de voo. O figurinos também foram feitos de forma ficassem perfeitos em todos os ângulos, pois como o filme é em 3D, os detalhes ficam mais saltados da tela e mais perceptíveis. 

Eu gostei muito do filme e recomendo para todos que gostam de filmes de fantasia. É considerado um filme infantil, mas não é tipo pastelão, tem momentos de comédia muito bons, personagens fofinhos como o macaco voador e a bonequinha de louça, lições de moral e momentos empolgantes de batalhas. E os figurinos são bem legais, é claro!

Beijos ;*

Imagens: Google
Fotos das peças: http://momstart.com/2013/02/behind-the-movie-oz-the-great-and-powerful-costume-and-make-up-featurette-disneyozevent/
Infos: http://www.hollywoodreporter.com/fash-track/oz-michelle-williams-mila-kunis-rachel-weisz-costumes-424958
           http://thestar.com.my/lifestyle/story.asp?file=/2013/2/28/lifearts/12713035&sec=lifearts

Um comentário: